
02 de Fevereiro de 2024
A vitamina B7, também denominada biotina ou vitamina H, é necessária para a formação de ácidos graxos e glicose, que são utilizados como combustíveis pelo organismo. Também é importante para o metabolismo de aminoácidos e carboidratos.
A biotina pode ser encontrada em vários alimentos, incluindo fígado, couve-flor, salmão, cenoura, banana, farinha de soja, cereais e fermento, cujo conteúdo é reduzido pelo cozimento e conservação. Além disso, existe uma contribuição significativa da microflora intestinal para o pool disponível desta vitamina no organismo.
A falta de biotina é rara. No entanto, se ocorrer, pode causar erupções cutâneas, perda de cabelo, níveis elevados de colesterol no sangue e problemas cardíacos.
É importante lembrar que a biotina pode interferir em alguns testes de imunoensaio, em particular nos pacientes que recebem suplementação desta vitamina, sendo necessária a sua suspensão alguns dias antes, a depender do exame solicitado. Siga as orientações de preparo indicadas pelo laboratório.
Embora a deficiência de biotina seja incomum, pode estar presente nas seguintes situações:
consumo prolongado de ovos crus: as claras dos ovos contém avidina que liga-se fortemente à biotina e previne a sua absorção intestinal;
pacientes recebendo nutrição parenteral prolongada sem reposição de biotina;
pacientes com deficiência genética de biotinidase.
É necessário jejum de 8 horas.
A coleta de amostra para a análise de biotina é feita por meio de uma simples amostra de sangue. O procedimento envolve a inserção de uma agulha em uma veia, geralmente no antebraço, e a coleta de uma pequena quantidade de sangue.
São considerados os seguintes valores de referência para o exame de biotina:
DEFICITÁRIO: inferior a 100 ng/L;
BAIXO: 100 a 200 ng/L;
RECOMENDADO: superior a 200 ng/L.
Entretanto, o resultado desse exame deve ser interpretado por um médico qualificado.
Para realizar seu exame de biotina visite uma das unidades da LAFE no Rio de Janeiro. O Laboratório LAFE conta com infraestrutura moderna e equipe qualificada em mais de 25 unidades. Além disso, oferece serviço de atendimento domiciliar para quem deseja realizar o exame em casa ou onde preferir, sem pagar a mais por isso.
Compartilhe: