30 de Agosto de 2023
O exame de urina é indicado para detectar e tratar uma ampla gama de distúrbios, como infecções do trato urinário, doenças renais e diabetes.
Esse exame laboratorial envolve a verificação da aparência, concentração e conteúdo da urina. Por exemplo, uma infecção do trato urinário pode fazer com que a urina pareça turva em vez de clara. Níveis elevados de proteína na urina podem ser um sinal de doença renal.
Resultados incomuns de urinálise geralmente exigem mais testes para encontrar a origem do problema.
Exame de urina mais básico, que possui como objetivo analisar certas características da urina, como densidade e pH, substâncias presentes e seus níveis, como glicose, hemácias, leucócitos, entre outros. A primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia.
Exame no qual a urina é coletada durante 24 horas, em frascos específicos, permite identificar a filtração glomerular, pesquisar a presença de proteínas na urina e identificar as concentrações urinárias de vários sais minerais, entre eles, sódio, potássio, cálcio e fósforo.
Exame que identifica a presença de bactérias, forte indicador de uma infecção urinária. Em alguns casos, o encontro dessas bactérias não significa infecção ativa.
A coleta da amostra de urina irá variar de acordo com o tipo de exame a ser realizado. Para o exame Urina Tipo 1, a primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia.
Para a Urina 24 horas, deve-se esvaziar a bexiga e desprezar essa urina. Anotar esse horário, pois ele significa o horário de início da coleta. Todas as vezes que urinar, durante o dia e à noite, guardar todas as urinas, juntando com as anteriores, todo o volume, sem perdas, no frasco fornecido pelo laboratório.
Já para urocultura, coletar preferencialmente a 1ª urina da manhã ou qualquer outra amostra, estando sem urinar por pelo menos 2 horas. Deve ser feita assepsia (a região genital deverá ser lavada cuidadosamente por pelo menos 3 vezes, com água e sabão neutro), enxaguar com bastante água. Desprezar o 1º jato urinário no vaso sanitário e coletar o 2º jato, no frasco fornecido pelo laboratório.
Deve-se evitar realizar o exame durante o período menstrual. Caso seja indispensável, recomenda-se utilizar um tampão para evitar que o sangue menstrual entre em contato com a urina.
O resultado do exame de urina apresenta valores de referência, cujo resultado é avaliado pelo médico, combinado ao histórico de saúde, relato de sintomas e avaliação física.
Após esse processo, o médico poderá diagnosticar com maior precisão e recomendar o tratamento mais adequado, se necessário.
O exame de urina tem um papel muito importante na avaliação do funcionamento do trato urinário, além de permitir o diagnóstico indireto de alterações de diferentes sistemas do organismo.
Por esse motivo, é essencial que o resultado do exame de urina seja interpretado por um profissional de saúde qualificado.
Além disso, o acompanhamento médico contribui para a detecção precoce de doenças e tratamento de forma mais ágil.
Realize seu exame de urina no RJ em uma das mais de 25 unidades do Laboratório LAFE, presentes no Rio de Janeiro, escolhendo o endereço mais próximo para um exame prático e seguro. Caso prefira realizar a coleta domiciliar, verifique se o serviço está disponível para o seu endereço.
Compartilhe: