Exames para a detecção da Covid-19: RT-PCR, PCR na Saliva, Teste Molecular Rápido e Teste Rápido de Antígeno
Exames para identificar se já teve contato com o vírus: Sorologia Anticorpos Neutralizantes e Sorologia IgG
Não é necessário.
Todas as unidades (exceto a unidade Nova Iguaçu II).
Não é necessário.
Todas as unidades (exceto a unidade Nova Iguaçu II), incluindo o serviço de Atendimento Domiciliar
Não é necessário.
Todas as unidades (exceto a unidade Nova Iguaçu II)
Não é necessário.
Não é necessário.
Todas as unidades (exceto a unidade Nova Iguaçu II), incluindo o serviço de Atendimento Domiciliar
Não é necessário.
O PCR-RT para Covid-19 (SARS-COV-2) é um exame de biologia molecular que faz a identificação do RNA do vírus SARS-CoV-2 e é o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de Covid- 19 em pacientes sintomáticos, na fase aguda da doença.
O exame de PCR-RT deve ser realizado o mais precocemente possível, porque a carga viral costuma ser mais alta na primeira semana da doença, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia do início dos sintomas, podendo ser coletada
até o 10ºdia.
Antes de usar esse exame para viagens, é importante verificar se ele é aceito de acordo com as normas da companhia aérea e do local de destino.
A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do organismo em relação ao vírus, através de uma amostra de sangue do paciente. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2, ou no caso da vacinação contra esse vírus.
Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 14 dias após o início dos sintomas, pois a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus. No caso da vacinação sugere-se fazer o teste, pelo menos, 1 mês após a 2ª dose.
É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentem nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram Covid-19 confirmada por RT-PCR. O mesmo se aplica no caso da vacinação.
É importante reforçar que, caso seja necessária a verificação de anticorpos IgM, a análise será realizada separadamente apenas quando especificamente solicitada.