
06 de Julho de 2023
Feito a partir da coleta de cabelo ou pêlos do corpo do paciente, o exame toxicológico é um método capaz de identificar se uma pessoa se expôs a substâncias tóxicas ou psicoativas em um período de até 6 meses.
O laboratório LAFE, em parceria com a Toxicologia Pardini, realiza o exame toxicológico de larga janela de detecção e segue todos os requisitos da Lei 13.103/2015. Além disso, é credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
Tem alguma dúvida sobre o exame toxicológico ou quer fazer um agendamento? Clique no botão abaixo e fale com nossos atendentes pelo WhatsApp!
O que é o exame toxicológico?
O exame toxicológico é um teste laboratorial que serve para detectar o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas (como drogas ilícitas e medicamentos controlados) em um período que pode variar de 90 a 180 dias antes da realização do exame.
Fundamental para garantir a segurança de motoristas e pedestres, esse exame desempenha um papel importante em áreas como medicina ocupacional, segurança no trabalho, esportes e, principalmente, na segurança do trânsito.
Quais drogas o exame toxicológico detecta?
Confira abaixo a lista com as principais drogas detectadas no toxicológico:
Como o exame toxicológico é feito?
O procedimento para a realização do toxicológico é bem rápido. O paciente deve comparecer ao laboratório para que a equipe possa realizar a coleta de amostras do seu cabelo ou de pelos do seu corpo.
No caso da coleta de cabelo, é necessário que o comprimento dos fios seja superior a 3 cm, caso contrário, a coleta deve ser realizada a partir da coleta de pelos das pernas, braços ou axilas. O exame toxicológico é bem rápido e indolor.
Quem precisa fazer o exame toxicológico?
A Lei Federal 13.103/2015, conhecida como "Lei do Caminhoneiro", estabelece a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas que desejam obter a CNH nas categorias C, D ou E.
O exame também é exigido em casos de mudança de categoria, renovação da CNH e, de acordo com a Lei Federal nº 14.071/20, que institui o Toxicológico Periódico, também é obrigatório a cada 2 anos e 6 meses para motoristas das categorias C, D e E.
Além disso, desde 2017, o exame toxicológico tornou-se obrigatório para admissões e desligamentos de motoristas profissionais contratados no regime CLT, assim como para outros grupos profissionais, incluindo militares.
Em 2022, por meio da Portaria 3.795, o exame toxicológico também foi estabelecido como requisito obrigatório tanto para os ingressantes quanto para os membros já efetivos das Forças Armadas.
Qual o tempo de detecção do exame toxicológico?
Quando amostras de cabelo são analisadas, o exame toxicológico pode detectar o consumo de drogas nos últimos 90 dias, o equivalente a três meses. Já quando a análise é realizada em pêlos do corpo, o exame é capaz de identificar o uso de drogas em um período mais prolongado, de até 180 dias, o que corresponde a seis meses.
Onde fazer o Exame Toxicológico com a LAFE?
Precisa saber onde fazer o exame toxicológico no Rio de Janeiro? Conte com a LAFE. Com mais de 3 mil tipos de exames, o laboratório agora é parceiro da Toxicologia Pardini, que é referência nesse tipo de exame no país todo.
São mais de 20 unidades espalhadas pelos bairros do RJ, mas você pode fazer o agendamento do seu exame toxicológico com mais comodidade pelo WhatsApp. Clique no botão abaixo e fale com os nossos atendentes!
Qual é a validade do exame toxicológico?
A vigência do exame toxicológico varia de acordo com o propósito pelo qual é realizado. No caso de motoristas profissionais, o exame tem validade de 90 dias a partir da data em que a amostra foi coletada. Em situações legais ou judiciais, a validade pode ser determinada pelas autoridades competentes.
No contexto de detecção de drogas em ambiente de trabalho, a validade do exame pode depender das políticas internas adotadas pela empresa. Para obter informações precisas sobre a vigência do exame toxicológico em uma situação específica, é aconselhável consultar as autoridades ou os empregadores responsáveis pela solicitação.
Compartilhe: