Logo lafe

Analisando o Equilíbrio Hormonal: O Papel do Exame de TSH na Avaliação da Tireoide

01 de Agosto de 2023

O hormônio tiroestimulante (TSH), uma substância glicoproteica secretada pela hipófise anterior, estimula a tiroide a liberar T3 e T4. Os próprios níveis de T3 e T4, assim como o hormônio liberador de tirotrofina (TRH) hipotalâmico, regulam os níveis séricos de TSH.

O exame é realizado através da coleta de amostra de sangue do paciente. Seu resultado pode auxiliar no diagnóstico das doenças da tiroide, além de ser uma importante ferramenta no monitoramento de tratamentos em andamento.


Motivos para realização do exame de TSH

A dosagem de TSH é considerada como a primeira opção para o diagnóstico de disfunções tiroidianas. Nos casos de hipotiroidismo primário, o TSH se mostra elevado e, em casos de hipertiroidismo, o hormônio se encontra indetectável.

É importante realizar consultas médicas regulares, assim como os exames solicitados.


Preparos e cuidados para o exame de TSH

O exame de hormônio tiroestimulante é feito através da coleta de amostra de sangue e análise laboratorial. Não exige jejum ou outro tipo de preparo.

Devem ser informados os medicamentos em uso nos últimos 30 dias, em especial hormônios tiroidianos, amiodarona e glicocorticoides.

Caso use hormônios tiroidianos como Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® ou Synthroid®, sugere-se que a coleta seja feita antes de tomar o medicamento, ou, pelo menos, quatro horas depois disso.

O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. 


Valores de referência de TSH

Os valores de referência do exame de hormônio tiroestimulante variam conforme a faixa etária do paciente, conforme descritos abaixo.

É importante lembrar que o resultado é um dado isolado. Ele precisa ser analisado em um contexto clínico, por médico.

0 – 6 d: 0,70 a 15,2 mUI/L

7 d – 3 m: 0,72 a 11,0 mUI/L

4 – 23 m: 0,73 a 8,3 mUI/L

2 – 6 a: 0,70 a 6,0 mUI/L

7 – 11 a: 0,60 a 4,8 mUI/L

12 a 20 a: 0,51 a 4,3 mUI/L

Acima de 20 a: 0,45 a 4,5 mUI/L

60 - 69 a: 0,44 a 6,8 mUI/L

70 - 80 a: 0,44 a 7,9 mUI/L

Acima de 80 a: 0,48 a 10,4 mUI/L


Interpretação do resultado

O resultado do TSH deve ser feito de acordo com o contexto clínico. Após esse processo, o médico poderá diagnosticar com maior precisão e recomendar o tratamento mais adequado, se necessário.


Importância do exame de TSH 

O exame de TSH é útil na avaliação da função da tiroide e é importante que o seu resultado seja interpretado por um profissional de saúde qualificado.

Além disso, o acompanhamento médico contribui para a detecção precoce de doenças e tratamento de forma mais ágil. 


Onde realizar seu exame de TSH no Rio de Janeiro

Realize seu exame de TSH em uma das mais de 25 unidades do Laboratório LAFE, presentes no Rio de Janeiro, escolhendo o endereço mais próximo para um exame prático e seguro. Caso prefira realizar a coleta domiciliar, verifique se o serviço está disponível para o seu endereço. 


Para mais informações ou agendamento, acesse nossa página

Compartilhe: