29 de Novembro de 2024
A doença pneumocócica, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, pode levar a complicações graves, como pneumonia, meningite e septicemia. Além disso, a infecção pode ser ainda mais severa durante o inverno, muitas vezes associada à gripe.
Saiba mais sobre as doenças pneumocócicas e a vacina Pneumo 20, que está disponível no Laboratório LAFE, tanto nas unidades quanto pelo nosso Atendimento Domiciliar. Para agendar, entre em contato pelo telefone (21) 3590-9000 ou envie uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Para agendar, entre em contato pelo telefone (21) 2538-3600 ou envie uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Conte conosco para cuidar da sua saúde!
Transmissão e sintomas
A bactéria é transmitida por gotículas de saliva ou muco, liberadas por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Ambientes fechados ou com aglomeração aumentam o risco de contágio. Os sintomas variam de infecções nos pulmões (pneumonia) e ouvidos (otite média) até sinusites e casos mais graves, como meningite pneumocócica e septicemia.
Por que vacinar é essencial?
A vacinação é considerada a forma mais segura e eficiente de prevenção contra as doenças pneumocócicas. As vacinas ajudam o sistema imunológico a reconhecer e combater infecções de maneira eficaz, evitando complicações que podem até mesmo ser fatais. Assim, a vacina Pneumo 20 é uma aliada poderosa na prevenção de doenças pneumocócicas e está disponível para ajudar você a cuidar da saúde do seu bebê.
Além disso, elas são especialmente recomendadas para:
Crianças menores de 5 anos, especialmente aquelas com menos de 2 anos.
Idosos.
Pessoas com doenças crônicas ou imunossuprimidas.
Como prevenir?
Além da vacinação, algumas práticas podem reforçar a proteção das crianças contra doenças respiratórias:
Manter o sistema imunológico forte, garantindo uma alimentação saudável e boas noites de sono.
Promover hábitos de higiene adequados.
Consultar regularmente o pediatra e manter a carteirinha de vacinação atualizada.
Compartilhe: