
19 de Janeiro de 2024
A varicela, também chamada de catapora, é uma doença viral infecciosa, altamente contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa, e provocada pelo vírus Varicela-Zóster. A infecção pelo vírus da catapora causa lesões na pele, acompanhadas de prurido (coceira), febre e mal-estar geral.
A vacina da catapora, também conhecida como varicela, é a melhor forma de prevenção da catapora e do agravamento dos sintomas da doença, que em complicações graves, pode causar pneumonia, encefalite (inflamação do cérebro), infecções bacterianas da pele e a síndrome de Reye, que afeta principalmente o cérebro e o fígado.
A vacinação contra a catapora, reduz a propagação do vírus, protegendo não somente o indivíduo imunizado, mas também as pessoas que não se vacinaram.
O efeito protetor da vacina da catapora é de longo prazo. A administração da vacina é indicada a partir de 1 ano de idade, ou a partir de 9 meses de idade em caso de surto. Ela também é indicada para adolescentes e adultos.
A vacina da catapora deve ser administrada em duas doses, sendo a segunda dose aplicada após, no mínimo, 3 meses da primeira dose.
A vacina da catapora é a melhor forma de prevenção contra a doença e está disponível nas unidades do Laboratório LAFE.
A vacina contra a catapora é indicada para crianças a partir de 1 ano de idade, ou a partir de 9 meses de idade em caso de surto. Além disso, também é indicada para adolescentes e adultos.
A administração da vacina da catapora é recomendada para:
A vacina da catapora é indicada para adultos que não tiveram a doença na infância e que não foram vacinados anteriormente.
É importante que adultos que não tenham sido imunizados, busquem se vacinar, pois pertencem ao grupo de risco, que têm uma maior probabilidade de terem complicações causadas pela catapora.
Os efeitos colaterais da vacina da catapora geralmente são leves e temporários. As reações adversas mais comuns após a vacina da catapora são: dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação da vacina; febre baixa por até 3 dias; surgimento de pequeno nódulo subcutâneo no local da aplicação da vacina, com duração de até 7 dias; irritabilidade ou mal-estar leve; em alguns casos pode aparecer pequenas erupções cutâneas leves, com manchas vermelhas na pele e vesículas (bolhas) próximas ao local de aplicação da vacina; e entre 3% a 5% das pessoas apresentam exantema (erupção cutânea) pelo corpo.
Raramente acontecem reações adversas mais graves, são elas: anafilaxia aos componentes da vacina ou reações neurológicas.
A vacina da catapora não é recomendada para mulheres grávidas, por conter vírus vivos enfraquecidos, podem se replicar no organismo, causando uma infecção atenuada, e podendo trazer complicações ao feto.
A imunização pela vacina da catapora é indicada para mulheres que planejam engravidar, pois irá protegê-las durante a gestação.
É possível administrar a vacina da catapora simultaneamente com outras vacinas. Porém, a administração da vacina dependerá de alguns fatores, como, por exemplo, o estado de saúde do indivíduo, a idade da pessoa, e se as vacinas são projetadas para serem compatíveis entre si. Antes da aplicação é necessário orientar-se com um profissional da saúde e seguir as orientações médicas.
A administração da vacina da varicela se dá em duas doses. A primeira dose é indicada a partir de 1 ano de idade. Geralmente a primeira dose é aplicada aos 12 a 15 meses de idade e a segunda dose entre 4 e 6 anos de idade.
A segunda dose da vacina da catapora é aplicada para reforçar a imunidade adquirida pelo organismo na primeira dose, garantindo uma proteção a longo prazo.
O esquema de doses pode variar de região ou país, portanto é aconselhável consultar os locais de saúde e profissionais de saúde.
A vacina da catapora oferece proteção a longo prazo, principalmente após a segunda dose, porém poderá ser recomendada doses de reforço para manter a imunidade.
As doses extras de reforço poderão ser recomendadas em situações de surto e ao haver um enfraquecimento do sistema imunológico.
É importante seguir as diretrizes de saúde da região em que reside.
Você pode tomar sua vacina da catapora em uma das unidades do Laboratório LAFE. Entre em contato com a central de atendimento e agende agora mesmo a sua vacinação.
Compartilhe: